Presidente do Foripes participa de debate público sobre uso científico de cannabis

Presidente do Foripes participa de debate público sobre uso científico de cannabis

Cannabis e ciência: evidências sobre o uso terapêutico e seus meios de acesso foi o tema do debate público realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), através da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, na última sexta-feira (26). O evento buscou destacar a importância do incentivo à pesquisa científica sobre o uso dos produtos derivados de cannabis para tratamentos medicinais, assim como a viabilização do tratamento à população.

O presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), reitor Demetrius David da Silva, compôs a mesa de abertura da audiência pública e ressaltou, em sua fala, o incentivo e comprometimento do Foripes com as pesquisas científicas relacionadas ao uso medicinal da cannabis, uma vez que “as Universidades são a casa da ciência brasileira” e, por isso, temas “que geram um impacto tão positivo na melhoria da qualidade de vida das pessoas devem ser fomentados nas instituições públicas de ensino”. 

Demetrius destacou que na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde ocupa o cargo de reitor, foi desenvolvido o primeiro banco de germoplasmas de cannabis da América do Sul, que contribuiu com o avanço das pesquisas para o uso medicinal e terapêutico da planta. Ele também reforçou a necessidade de que os produtos desenvolvidos com uso de cannabis sejam oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para atender e auxiliar na qualidade de vida da população, sobretudo de baixa renda.

O evento também contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

Programação

Durante toda a sexta-feira, juristas, médicos, professores, biólogos, pessoas que fazem uso de medicamentos à base de canabidiol e seus familiares se dividiram em três mesas de debate. Eles discutiram sobre a importância e os avanços no uso terapêutico e medicinal da cannabis, a importância de pesquisas acadêmicas sobre cannabis medicinal, além de políticas públicas e avanços no acesso do tratamento com a planta para a população. 

A transmissão completa do evento pode ser conferida no canal do YouTube da ALMG.

Fotos: Alexandre Netto/ALMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *